FOGO DE CONSELHO


 Este final de semana, depois alguns anos, participei de um Acampamento do Grupo Escoteiro Japão, mas o que quero falar é sobre um momento muito especial que acontece no sábado à noite em torno de uma fogueira, chamado de Fogo de Conselho.
Segundo Horn, Fogo de conselho, também denominado como fogo do conselho, é um tipo de fogueira que tradicionalmente era utilizada em reuniões de comunidades rurais para se tomar conselhos, ouvir histórias e compartilhar conhecimentos. Com o passar dos anos tornou-se também uma atividade recreativa e artística realizada por movimentos de educação de adolescentes e jovens.
É uma das mais antigas tradições dentro do movimento escoteiro, tanto que o primeiro livro escrito para escoteiros, o Escotismo para Rapazes, já mencionava esta prática.
O Fogo de Conselho é o momento em que todos se reúnem ao redor de uma fogueira ao final do dia para se divertir através de apresentações e termina com um momento de aprendizado ou de reflexão no momento do chefe.
As atividades do fogo de conselho têm como objetivo desenvolver a criatividade, a imaginação, a facilidade de expressão, a sociabilidade, as habilidades artísticas, a autoconfiança, a espiritualidade e, principalmente, a alegria do jovem.
Para mim representa mais, significa que não estou sozinha, que além da família, sei que tenho amigos, pessoas de bom coração em que posso confiar. A chama do Fogo de Conselho, acende em mim o lado positivo da vida, lado este que me leva a acreditar nas pessoas e a ter esperança num mundo melhor.
Sou muito feliz ter oportunidade de participar destes momentos tão especiais com meu grupo e aproveitar e aprender sempre com as reflexões propostas.

Silvana F. Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema Chinês onde todos os fonemas são pronunciados "shi".

Sinuca

Torre de Belém